terça-feira, 7 de julho de 2015

O Cineasta japones Eiji Tsuburaya completaria 114 anos hoje e recebe homenagem do Google



O 114º aniversário do diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya recebeu nesta terça-feira (7) uma homenagem do Doodle, destaque da busca do Google para celebração de datas comemorativas. Tsuburaya, ou Elichi Tsumuraya (outra redação possível para o seu nome), é um dos mais importantes nomes da produção Tokusatsu, que combina efeitos especiais, pirotecnia, computação gráfica em histórias que promovem duelos entre monstros bizarros e heróis gigantes, na luta entre o bem e o mal. Ele nasceu em Sukagawa, Japão, e foi responsável pelos efeitos especiais de diversos filmes de ciência-ficção. Foi co-criador da série Godzilla  e o criador principal de Ultraman.

Seu interesse na sétima arte se iniciou quando, aos dez anos, Tsuburaya adquiriu um projetor de segunda mão e o manejou com relativa facilidade, segundo o site especializado em cinema IMDB. Ele começou a trabalhar como cinema em Kioto, aos 18 anos, se destacando na década de 20 por ser detalhista. Em 1938, se tornou o chefe de efeitos especiais nos estúdios Toho e produziu diversos filmes de propaganda japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
Nascido em Sugasawa, na prefeitura de Fukushima, e órfão desde pequeno, Tsuburaya foi uma criança que cresceu fascinada por aviação e modelismo. Ainda no colegial, desenvolveu interesse por fotografia e, aos 18 anos, começou a trabalhar como assistente de filmagem na Nippon Katsudou Shashin Kabushiki-kaisha, de Kyoto, depois conhecida como Nikkatsu. 
Embora a religião tradicional da família de Tsuburaya seja o Budismo de Nitiren, Tsuburaya foi convertido ao catolicismo romano em seus últimos anos (sua esposa já tinha sido uma católica praticante).
 homenagem no Doodle
Na primeira metade da década de 1920, trabalhou nos estúdios Shochiku, Ogasawara Productions e Kinegasa Film Union. E de auxiliar de filmagens, uma espécie de "faz-tudo", passou a ser cameraman em tempo integral. Inovador, criativo e curioso, Tsuburaya começou a sugerir melhorias nos processos de filmagem e edição de imagens nos filmes onde trabalhava, tentando repetir ou aperfeiçoar inovações que ele acompanhava no cinema norte-americano. Era particularmente fascinado pelo personagem King Kong, o clássico de 1933.
Eiji casou-se aos 29 anos e seu primeiro filho foi Hajime Tsuburaya (talentoso diretor das primeiras séries), que por sua vez seria pai de Hiroshi Tsuburaya (o ator da série Sheider), todos já falecidos.

Na década de 1930, começou a desenvolver experiências arrojadas, usando câmeras montadas em trilhos, iluminação especial, sobreposição de imagens, fumaça para criar atmosferas específicas e muitas outras inovações. Começou a utilizar filmagens com projeção frontal ou por trás, o que permitia interagir atores com cenas filmadas em separado, criando qualquer tipo de trucagem realista com imagens combinadas. Maquetes detalhadas e cargas explosivas eram usadas com grande precisão.
Durante os anos da Segunda guerra sino-japonesa e logo depois a Segunda Guerra Mundial, dirigiu numerosos filmes de propaganda e foi encarregado dos efeitos especiais para toda a produção cinematográfica para o conjunto do escritório de propaganda, que havia sido criada pelo governo imperial.
Colaborou com o diretor Ishirô Honda no épico de monstros Godzilla (1954), filme que se tornou sucesso internacional com o dinossauro mutante Gojira e se tornou uma série de 12 longa-metragens, produzidos ao longo de 50 anos, simbolizando um ícone da cultura japonesa. 
Depois do êxito internacional com seu longa, Godzilla (1954), ele comentou:
Cquote1.svg"Quando trabalhava nos estúdios Nikkatsu, King Kong estreou em Kyoto e eu nunca pude esquecer daquele filme. Eu pensei: "Um dia eu vou fazer um filme de monstro como esse..."Cquote2.svg
O talento de Tsuburaya o levou a ser diretor da empresa de efeitos especiais SFX, onde trabalhou em diversos filmes, entre eles The H-Man (1958), Densô ningen (1960), Mothra (1961), King Kong versus Godzilla (1962) e Matango (1963). Ao final de sua vida, abriu sua própria produtora, Tsuburaya Productions, onde criou o personagem Ultraman, conhecido em séries de TV e filmes na década de 60.
Tsuburaya faleceu em 25 de janeiro de 1970, de um ataque do coração em Shizuoka, no Japão
Fontes; Jornal do Brasil, Wikipédia






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...