quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Emil Van Horn - O homem com roupa de gorila

Na década de 40, quando filmes de terror eram populares como nunca nos EUA, os grandes estúdios de cinema detinham direitos sobre monstros clássicos como Drácula e a criatura de Frankenstein. Aos primos pobres, restava apenas uma alternativa: filmes baratos com gorilas homicidas. Produtoras vagabundas como Monogram, PRC e Republic prosperavam com seriados e filmes de segunda classe rodados em menos de uma semana, sobre médicos loucos à procura da cura da paralisia ou absurdas aventuras arqueológicas pré-Indiana Jones. Como elemento comum, a presença obrigatória de um dublê fantasiado de gorila enfurecido. Assim, gente como Charles Gemora, Steve Calvert e Ray Corrigan (e, mais tarde, George Barrows) tinha emprego garantido. Outro camarada disposto a suar dentro da fantasia peluda era Emil Van Horn, que vestiu-se de gorila em meia dúzia de fitas baratas no início dos anos 40, em papéis que não exigiam prática nem tampouco habilidade.

Bela Lugosi, de mãos dadas com o amigo símio Emil Van Horn, pronto para decadência sem fim.

Van Horn - assim como Gemora e Calvert - gravou seu nome na história do cinema B ao contracenar com o eternamente azarado Bela Lugosi. O pioneiro Charles Gemora encarnara o macaco enfezado que ajudava o Dr. Mirakle (Lugosi) no clássico Os Assassinatos da Rua Morgue (1932), quando o húngaro ainda era merecedor de algum respeito; muito diferente de quando Steve Calvert compartilhou com o Pobre Bela a vergonha de atuar no ridículo O Satânico Dr. Zabor (1952). Na metade desse trajeto, Emil Van Horn apareceu ombro-a-ombro com Bela em O Homem Gorila (1943), o triste começo da decadência do ex-Conde Drácula.

Lugosi e Van Horn fazem graça
com o produtor Jack Dietz nos
bastidores de O Homem Gorila.

No ano anterior, Emil havia participado do seriado da Republic Os Perigos de Nyoka, um dos maiores sucessos do estúdio, recebendo 300 dólares por semana para vestir a fantasia de Satan, o gorila mascote da vilã Vultura (Lorna Gray), ao longo dos 15 capítulos. Seu salário só era menor do que o do dublê Dave Sharpe, que embolsava 350 doletas semanalmente, deixando para trás as estrelas Kay Aldridge, Clayton Moore e Charles Middleton!
Van Horn também "atuou" - ou melhor, balançou os braços peludos e grunhiu - nos filmes Never Give a Sucker an Even Break (no papel do gorila Gargo, contracenando com o cômico W.C. Fields) e Dois Aviadores Avariados (com Abbott & Costello), ambos de 1941, em sua estréia nas telas. Trabalhando para a Republic, apareceu nas comédias musicais Fantasia de Gelo (1942) e Sleepy Lagoon (1943) e em alguns capítulos do seriado de ação O Vigilante (1947), estrelado por Ralph Byrd. Paralelamente ao cinema, apresentava-se em clubes noturnos com um espetáculo burlesco no estilo "A Bela e a Fera", até sua fantasia de gorila ser roubada entre um show e outro. Van Horn ficou sem emprego e acabou despejado de seu apartamento em Pensacola, na Flórida. Nos últimos anos de vida, no meio da década de 60, perambulou pelas ruas do quarteirão francês de Nova Orleãs, na Louisiana, sem lugar para morar, casualmente aparecendo como figurante em películas rodadas em locações na cidade. O homem que conseguiu uma carreira no cinema graças a uma fantasia de macaco faleceu no hospital de Nova Orleãs, no Dia de Ano Novo de 1967.

Fonte; Revista Carcasse
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...